segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dica de leitura: Mapas do Acaso

   Falar em Humberto Gessinger,é falar em Engenheiros do Hawaii  e falar em Engenheiros é lembrar da genialidade de Gessiger.
Quando falo para meus amigos que minha banda preferida é Engenheiros do Hawaii,geralmente ouço: "Cara,Engenheiros não é da sua época." Infelizmente não é,mas cresci ouvindo Engenheiros...as festinhas na minha casa eram embaladas por "Era um Garoto" cantada por TODAS as minhas tias!Graças a elas,conheci Engenheiros e viciei.
Cada música dessa banda é trilha sonora de uma fase da minha vida,e atualmente minha trilha é "Dom Quixote".
    Então...que Humberto Gessinger possui uma inteligencia invejável não é novidade para ninguém,mas aí a gente se supreende e se encanta ao se deparar com seu lado literário.O cara é demais!
Minha dica de leitura hoje é "Mapas do Acaso" , o livro é uma delícia de ler,são crônicas ,pequenos textos,trechos de músicas com um jeito leve,solto e envolvente que só Gessinger seria capaz de escrever.Como sempre Humberto,abusa das figuras de linguagem o que deixam os textos com uma simplicidade apaixonante. Gessinger é apaixonante né?!
     Precisamos agradecer a Humberto Gessinger por essa contribuição para a literatura brasileira,livros que realmente valem a pena ler...em tempos de tamanha ignorância,materialismo e futilidade eis uma válvula de escape!
Só para deixar vocês com vontade de correr e ler "Mapas do Acaso":
“Viola caipira é o instrumento que a gente passa metade do tempo afinando e metade do tempo tocando desafinada.
A vida é um pouco assim, a gente pode passar metade do tempo fazendo planos e a outra metade tendo que improvisar.”


“Vivo como se não houvesse amanhã”, “Só me arrependo do que não fiz”. São frases muito comuns nos nossos dias. Destas que, de tanto ouvir, aceitamos sem pensar. Como música de elevador e papel de parede. Essa salada de autoajuda-histérica-consumista é o prato do dia. Todos os dias. Viver como se não houvesse amanhã, às vezes, pode ser traduzido como: trocar de celular sem necessidade e pagar com cartão de crédito. Sem crédito.
p. 11. Belas Letras, 2011


Não aprecie com moderação!!! 


Lígia Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário