sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Preguiça Ideológica...

 Esse é o nome da minha nova "doença".
Uma doença viral que se adquire quando se vive em ambientes onde o senso comum impera.

 Convivendo com pessoas de mentes calcificadas,comecei a sofrer de Síndrome da Preguiça Ideológica.Vou explicar melhor a vocês:
Durante algum tempo,teimava em questionar,discordar e criticar algumas tolices ditas e cometidas por  algumas pessoas que não conseguem enxergar além...ter uma leitura ampliada das coisas.Pessoas que tem suas cabeças aprisionadas em caixas minúsculas e dentro dessas caixinhas tem seu mundo e respostas para TUDO.

 Só que você paga um preço altíssimo por  ser crítico,questionador,autentico e livre.As pessoas de mente pequena,começam a te olhar e dizer:" Ah! Lá vem a Lígia,discordar de tudo.As coisas não vão mudar porque você quer...sempre foram assim"... e assim sempre começava uma looonga e desgastante discussão,onde me sentia lavando lama com lama.E sempre acabava "magoando" essas pessoas ( e de algumas delas eu até gostava).

 No entanto cansei,simplesmente cansei!Porque no final o senso comum sempre vence,sabe porque?Por que eles são maioria.Triste,não?!
Engana-se quem acredita que pessoas de mente calcificada,são pessoas que tem baixo nível de escolaridade ou que não moram nas áreas nobres das nossas capitais.Tem muitos limitados intelectualmente com canudo de doutorado na mão e muitas mentes pensantes nas favelas.Tenha certeza disso!
Ser questionador,crítico pouco tem a ver com seu nível econômico-social.Questionar não é simplesmente discordar de tudo e sim querer saber mais.

 E foi cansando da falta de argumento dessa gente que adquiri a Preguiça Ideológica e esta síndrome te faz agir de outra maneira.
Agora finjo entender,não quero ofender ninguém com meus questionamentos.Isso poderia estar facilitando a vida,mas como inquieta que sou..isso me poupa e ao mesmo tempo me corrói.Me sinto emburrecendo,tendo a alma reduzida a uma espécie de pasta espiritual.

 E aí quando ouço ou presencio uma daquelas barbáries (leia-se idiotices) e vem aquela vontade de questionar,criticar ou discordar...encontro minha válvula de escape: A preguiça ideológica,preguiça de expor argumentos que muitas vezes essas pessoas nem imaginam que existam e com certeza não conseguirão entender.E o que acontece?Meu cérebro se tranca e eu penso: "Deixa pra lá!"
Eles falam suas verdades,eu escuto e não respondo.Sabe porque?
Eles são limitados e burros demais para não perceber que não estou mais ali.


( Lígia Alves )


Nenhum comentário:

Postar um comentário