sábado, 5 de fevereiro de 2011

Crônica: É melhor que vá!

"As coisas passam e a melhor coisa que fazemos é deixa-las partir"
(Frase retirada do livro O Aleph- Paulo Coelho).

Acho que todos nós já nos deparamos com algumas situações onde vemos,alguém ou algo saindo de nossas vidas.E é complicadíssimo aceitar e racionalizar que o melhor a fazer é deixa-las partir,afinal elas nos fizeram felizes,cumpriram o tempo e o papel em nossas vidas,e mesmo que tenham tido momentos difíceis não fomos 100% infelizes.Por isso dizer:" Se quer ir,vá", torna-se algo tão doloroso e difícil.
Recentemente acompanhei uma história muito complicada (não citarei nomes,para preservar as os envolvidos então usarei nomes fictícios Maria,João e Joana),onde presenciei uma atitude tão nobre que jamais pensei que alguém fosse capaz.Onde o João disse para Maria com quem estava ficando que era apaixonado por outra menina que ele ficava (Joana), só que Joana o tratava muito mal e disse diversas vezes que não o queria,mas que estava encantado por Maria,que era alguém tão doce e divertida que fazia com que ele se sentisse muito querido.Então confessou estar muito confuso,mas que precisava ir atrás de Joana,pois seria sua última tentativa de conquista-la.
E o que Maria fez?Chorou?Gritou?Xingou? lhe disse poucas e boas? NÃO!
(confesso que eu no lugar dela faria todas essas coisas,e um pouco mais) Pelo contrário,Maria simplesmente lhe disse: Se você quer ir,é melhor que vá! não quero ter ninguém infeliz e pensando em outra ao meu lado.Desejo que você seja muito feliz e se precisar  de uma amiga estarei aqui.João meio sem entender,pediu perdão por todos os transtornos causados a Maria e seguiu atrás de Joana.Porém durante todo o trajeto até encontrar Joana,João ligava pra Maria,pois era em Maria que ele encontrava forças e uma amiga incrível.
Finalmente João encontrou Joana,que ficou furiosa ao ve-lo,e disse que não queria ver João nunca mais,e que não queria nada com ele,pra ele esquecer ela de uma vez por todas,além de dizer a ele todos os palavrões,poucas e boas,gritos etc (tudo o que Maria não disse e/ou fez com ele).E o que João fez? Ligou chorando para Maria, reconhecendo o quão estúpído foi,e Maria com toda sua nobreza lhe confortou,disse a João algumas palavras amigas. Entre elas estavam: Você quem quis ir,sinto muito e agora é melhor que vá!
A amizade entre João e Maria continuou,mas reconheço e a adimiro muito sua capacidade de se manter tão racional se tratando de sentimentos,de saber lidar com a rejeição e principalmente com a  nobreza de oferecer sua amizade a João e incentivando-o a ir encontrar Joana,eu não sei se no lugar de Maria eu conseguiria agir com tanta maturidade e compaixão!Mas entendo que apartir do momento que Maria agiu de forma tão louvável,dizendo pra João: É melhor que vá! Abriu espaço em sua vida para alguém melhor e que realmente queira ficar.
Então pra que ficar dando murro em ponta de faca?Quer ir meu bem? Então é melhor que vá...


Lígiah Alves.

4 comentários:

  1. Por mais dificil que seja uma situação,
    sabemos que podemos supera-lá, estamos
    aí pra lutar contra tudo e contra todos,
    ser feliz é o que importa, e se a felicidade
    aparecer e logo depois sumir, pode saber que
    logo logo ela está pronta pra voltar =]

    te amo mto, minha carioca <3

    ahh esqueci de falar uma coisinha ;x
    a musica tah perfeita tbm o/

    ResponderExcluir
  2. Di,meu querido muito obrigada pelo prestígio e carinho de sempre!
    É isso mesmo,felicidade é um estado de espírito e quando uma pessoa quer deixar nossa vida,o melhor a fazer é deixa-la partir.Pois com certeza algo melhor esta por vir caso contrário o que tiver que ser será!

    Beijos com muito carinho!

    ResponderExcluir
  3. Mas é amiga,as vezes precisamos,deixar pessoas,empregos,coisas,para darmos passos para frente,,e saber que no final de tudo,perceberemos que crecermos emocionalmente.Nem sempre um ponto final,pode ser o fim de tudo,mas talves um começo de tudo de melhor,nada melhor que um recomeço.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Lene,o mais importante é ter o coração livre de sentimentos que nos aprisionem.E o bom é saber que toda vez que falamos "quer ir? vá" abrimos espaço para coisas melhores nos alcancem!As vezes dói um pouco,mas...depois conseguimos entender o "Porque".

    Beeeijo!

    ResponderExcluir